Você esta em Biografia /

de

29/12/2012 17:25:00

ESF “Elcíria Rita Brandes Garcia” foi inaugurada hoje no São Francisco




Em cerimônia concorrida, que contou com lideranças comunitárias, políticas, sindicais, religiosas e de moradores do Jardim São Francisco, o prefeito Fauzi Suleiman inaugurou hoje (29) pela manhã a Estratégia de Saúde da Família – ESF - do local.

A nova unidade recebeu o nome de Elcíria Rita Brandes Garcia, justa homenagem à dona Cirinha, advogada, batalhadora das causas sociais do município e proprietária da primeira rádio FM da cidade.

Ao lado do prefeito Fauzi Suleiman e do gerente de Saúde e Saneamento, Francisco Rossi, participaram da cerimônia os gerentes de Planejamento, Vanderlei Camposano da Rocha; de Desenvolvimento Agrário, Cida Lemos; de Governo, Marcus Chebel; da Procuradoria Jurídica, Marcelo Portocarrero; do chefe de Gabinete, Flávio Gomes e do diretor da Agecom, Carlos Cabral.

Marcaram presença em apoio a mais uma obra inaugurada pelo prefeito Fauzi, os vereadores eleitos, Luzia Cunha, Mauro Batista, Anderson Meireles, Paulo Reis, Valter Neves e Ademir Brites.

Em nome da Associação de Moradores do São Francisco, o presidente Florindo Quintana destacou a importância da nova unidade de saúde e agradeceu o apoio que sua comunidade recebe da atual administração. “Em um ano e meio em que estamos à frente da Associação, as equipes de limpeza da Prefeitura estiveram em ação aqui no bairro pelo menos 13 vezes, fato que nunca tinha ocorrido nas administrações anteriores a do prefeito Fauzi. Muito obrigado, prefeito por ter nos atendido com esses importantes serviços e pela nova unidade de saúde, que esperávamos há anos”, afirmou Quintana.

Em nome da comunidade escolar da Escola Estadual Luiz Mongelli, a diretora Ana Brites agradeceu ao chefe do executivo os serviços de saúde que vão estar mais próximos da população a partir da inauguração. “De fato o nosso prefeito é especial para toda a população de Aquidauana. Exemplo disso é o apoio incondicional que ele presta à nossa escola, mesmo sendo ela do Estado, numa clara demonstração de que ele a escola pública como um todo e não apenas àquelas que são da Prefeitura”, disse a diretora Ana.

O gerente municipal de Saúde, Francisco Rossi, destacou os inúmeros avanços da saúde de Aquidauana conquistados nos últimos quatro anos. “Temos hoje 18 Unidades de Saúde no município – na cidade, nos distritos e nas aldeias - e isso significa que estamos com 100% da atenção básica com cobertura, fato que coloca Aquidauana como uma das únicas cidades com esse índice no Estado”, destacou ele entre outros avanços elencados.

Ao fazer uso da palavra, o prefeito Fauzi Suleiman enfatizou a importância da nova ESF do São Francisco e a Academia de Saúde que será implantada nos próximos dias ao lado daquela unidade. “Estamos já com os equipamentos comprados e vamos para breve dar início à implantação da academia aqui no terreno ao lado”, disse o prefeito.

O prefeito também destacou o nome da ESF, Elcíria Rita Brandes Garcia. “Foi uma justa homenagem, tendo em vista o brilhante trabalho sociocultural, político e comunitário realizado pela dona Cirinha em Aquidauana”, afirmou.

O prédio da Unidade de Saúde inaugurada hoje conta com sala de vacina, recepção, cozinha, banheiros, sala de inalação, sala de curativo, sala de enfermagem, sala para atendimento médico e para atendimento odontológico. De acordo com informações da Gerência Municipal de Saúde e Saneamento, a ESF São Francisco atenderá 594 famílias o que dá em torno de 2 mil pessoas que residem na área.

A equipe da nova ESF será formada por auxiliar de serviços gerais, médico, enfermeira, técnico em enfermagem, dentista, auxiliar de dentista, agentes comunitários e recepcionistas.


Fonte: Carlos Cabral

Início | |