Você esta em Ações do Governo Fauzi /

Julho de 2009

10/07/2009 12:45:00

Catira é atração em evento nas Furnas



Em sua 5ª edição o Arraiá dos Baianos, promovido pela Associação Negra Rural Quilombola Furna dos Baianos, que acontece neste sábado (11), na sede da Associação, nas proximidades do núcleo populacional de Piraputanga, terá como uma das atrações da noite - a programação começa às 19hs – a apresentação cultural do Grupo Catira Família Malaquias.

Formado por representantes da Família Malaquias, hoje distribuída nos municípios de Figueirão e Camapuã, o grupo tem se destacado no cenário cultural de Mato Grosso do Sul a partir da Folia dos Malaquias, a Festa do Divino, que no ano de 2008 completou 100 anos.

A dança catira preserva uma antiga tradição no seio de uma das mais conhecidas famílias no movimento quilombola regional. Os Malaquias chegaram na região hoje formada pelos dois municípios em 1901, vindos de Minas Gerais. A saga, onde a catira aparece em destaque, é contada em documentário da TV Cultura, realizado com o apoio do Ministério da Cultura, com direção de Lu Bigatão.

A catira tem sua origem muito discutida. Alguns dizem que ela veio da África junto com os negros, outros acham que é de origem espanhola, enquanto estudiosos afirmam que ela é uma mistura com origens africana, espanhola e também portuguesa, já que a viola se originou em Portugal, de onde nos foi trazida pelos jesuítas. Este fundo histórico é mais um motivo para a participação de quem ama a cultura no evento da Furnas.

Fonte: Governo Municipal de Aquidauana

Início | 2009 | Julho