Você esta em Ações do Governo Fauzi /

Junho de 2009

25/06/2009 23:59:00

Aquidauana: profissionais de Saúde recebem capacitação



Agentes Comunitários e enfermeiros responsáveis pelas unidades de Saúde participam nesta quinta (25) e sexta-feira (26) de uma capacitação sobre o SISVAN (Sistema de Avaliação Nutricional) e Programa Bolsa Família no “Nosso Cantinho” – sala de reuniões da Estratégia de Saúde da Família do Bairro Alto.

A coordenadora do Programa Bolsa Família na Gerência de Saúde, Branca Mendes, fez a abertura dos trabalhos e ao representar o Gerente Paulo Reis, destacou a importância do curso para os profissionais da GESAU. “Nosso gerente tem visão e esses cursos servem para aperfeiçoar e possibilitar um trabalho mais qualificado para nós que trabalhamos na saúde”.

A coordenadora estadual de Vigilância Alimentar e Nutricional – Maria Aparecida de Almeida, ministrante da capacitação, diz que o objetivo principal é trabalhar a questão da intersetorialidade e a integração dos programas “para que haja um melhor acompanhamento das famílias proporcionando qualidade de vida para a população beneficiada com programas de inclusão social”, explica.

Entre os assuntos abordados na capacitação estão as condicionalidades do programa bolsa família, a Integração das 3 secretarias (saúde, educação e assistência), acompanhamento da saúde dos beneficiados do “Bolsa Família” com destaque para a importância do acompanhamento correto e medida e pesagem de crianças e da população em geral.

Sobre a importância da Integração entre as 3 áreas (Saúde, Educação e Assistência), uma iniciativa que já está sendo desenvolvida no município de Aquidauana, a ministrante conta que será possível atingir uma porcentagem maior da população. “Com diagnóstico único das 3 secretarias você vai saber qual é o perfil dessa população e isso vai gerar dados para que você possa implementar melhores políticas públicas tanto de saúde, quanto educação e assistência”.

Fonte: Agência de Comunicação Social

Início | 2009 | Junho