Você esta em Ações do Governo Fauzi /

Julho de 2009

13/07/2009 12:43:00

SEJUSP alerta para o golpe do seqüestro



A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), através da Policia Civil, está alertando a população de Mato Grosso do Sul para uma modalidade de estelionato que está se tornando cada vez mais comum. Trata-se do golpe do falso seqüestro.

Em Aquidauana algumas pessoas já receberam telefonemas, sobre provável seqüestro especialmente de crianças. A SEJUSP veio a público informar sobre os cuidados que devem ser tomados pela população para não cair no golpe.

De acordo com o delegado Jefferson Nereu Luppe, normalmente as ligações com tentativas de estelionato por falso seqüestro são provenientes de chamadas a cobrar. Por isto é importante solicitar a identificação assim que o telefonema for atendido.

“Se a identificação não acontece imediatamente e for verificada que a chamada não é de uma pessoa de suas relações, a ligação deve ser interrompida. A mesma coisa deve ser feita quando é informado um seqüestro, neste caso o telefonema tem que ser finalizado e o contato com a pessoa que seria vítima dos bandidos deve ser feito na mesma hora. Caso o contato não seja possível, o caso deve ser informado para a policia, no telefone 190 ou em uma delegacia mais próxima”, esclarece.

Uma outra opção de denúncia é a Delegacia Virtual (DEVIR), através do site devir.pc.ms.gov.br Outra dica é que a pessoa contactada por telefone deve manter a calma e evitar repassar informações que possam ser utilizadas pelos bandidos, como nomes de pessoas próximas, grau de parentesco ou detalhes de sua residência. Geralmente os golpistas têm disponíveis apenas informações básicas da suposta vítima e de familiares ou amigos. Desta maneira eles tentam extorquir dinheiro e cartões de telefone celular anunciando o falso seqüestro. Em muitos casos os supostos seqüestradores simulam gritos e pedidos de socorro das vítimas, envolvendo a família através do “terrorismo psicológico”.

Início | 2009 | Julho