Você esta em Ações do Governo Fauzi /

Julho de 2009

13/07/2009 14:42:00

Gado de MS terá Guia Eletrônica Animal



O Estado de Mato Grosso do Sul está entre os dez Estados que receberão a guia de Trânsito Animal (GTA). O procedimento será feito em 60 dias e visa reduzir custos do setor.

O presidente do Fórum de Pecuária de Corte da Confederação Brasileira de Agricultura e Pecuária do Brasil e presidente da Câmara Setorial de Carne Bobina, Antenor Nogueira, explica que a previsão é a de que os Estados de Rondônia, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal sejam os primeiros a adotar o novo sistema.

De acordo com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, o ministério investirá R$ 1 milhão na implantação do novo sistema. Contudo, o geomonitoramento desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária acarretará um custo anual de R$ 2,5 milhões. Inicialmente, segundo ele, o governo arcará com as despesas.

Nos anos seguintes, porém, deverá ocorrer um rateio entre o ministério, produtores, frigoríficos e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Nogueira não sabe qual parte do rateio deverá ser paga pelo produtor, mas acredita que a necessidade de investimento por parte do setor privado pode ser compensada por uma redução dos custos com o uso do comento eletrônico.

Informações de João Humberto

Início | 2009 | Julho