Você esta em Ações do Governo Fauzi /

Julho de 2009

13/07/2009 15:14:00

Aquidauana recebeu Oficina de Saúde do Trabalhador



Após ser aprovada a implantação no mês de maio pelo Conselho Municipal de Saúde, o CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) está próximo de se tornar uma realidade no município de Aquidauana. Na última semana cerca de 40 profissionais que atuam na Rede de Saúde tanto pública quanto privada participaram da “Oficina em Saúde do Trabalhador” no anfiteatro do Nosso Cantinho na ESF Bairro Alto.

Com carga horária de 40 horas, a capacitação foi realizada pela Coordenadoria Estadual de Educação na Saúde com apoio da Gerência Municipal de Saúde e Saneamento. A oficina, ministrada pela representante do CEREST do Estado - Cristiane Lucília Carneiro Freire abordou temas como: Vigilância em Saúde do Trabalhador - Agravos e Doenças Relacionadas ao Trabalho, Mapa de Riscos e estudos de caso, efetivação do Controle Social – SUS, Campo de Atuação da CIST (Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador), entre outros.

Para James Rudy Silveira, diretor do Núcleo de Vigilância em Saúde, a oficina objetiva capacitar os profissionais para identificar e notificar os trabalhadores vítimas de acidente e doenças relacionadas ao trabalho. “Foi um curso interessante, pois abordou aspectos que os profissionais devem ter conhecimento para lidar quando no exercício das atividades”, destaca James.

O serviço de Saúde do Trabalhador é um compromisso do prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) com os trabalhadores de Aquidauana. O gerente de Saúde e Saneamento Paulo Reis não tem medido esforços para a breve implantação do CEREST que atenderá todos os municípios da microrregião.

Fonte: Agência de Comunicação Social

Início | 2009 | Julho