Você esta em Ações do Governo Fauzi /

Julho de 2009

14/07/2009 11:20:00

Aquidauana: Acordo de cooperação visa resgate da história



A história de Aquidauana, que pode ser contada a partir de seus monumentos, motivou um encontro, nesta terça (13), em Campo Grande, entre o prefeito Fauzi Suleiman, a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Estado, Maria Margarete Escobar Ribas Lima e a arquiteta da
Anhanguera-Uniderp, Ana Isa Garcia Bueno.

No encontro foi discutido que o IPHAN poderá fazer um levantamento arquitetônico e urbanístico de Aquidauana, para identificação dos bens e mapeamento das vias públicas, com base no plano diretor. A contrapartida do município seria a estadia, traslado e alimentação dos pesquisadores e da Universidade Federal (UFMS) a participação do curso de História.

Para o prefeito Fauzi Suleiman, Aquidauana precisa que sua história seja conhecida. “É uma cidade que tem uma história bonita, porém pouco conhecida”, disse. “E não são apenas os jovens que não conhecem essa história, mas também pessoas de instrução”. Como medidas inadiáveis ele citou a revitalização de fachadas e uma política de preservação.

A arquiteta Ana Isa entende que o trabalho deve começar pela definição de áreas de interesse cultural. A participação de professores e acadêmicos, com o sugerido pelo prefeito Fauzi Suleiman, também é muito importante. Ao término do encontro um termo de cooperação foi assinado entre as partes, assinalando o interesse de todos na execução do projeto.

Fonte: ACS/AQUIDAUANA

Início | 2009 | Julho