Você esta em Ações do Governo Fauzi /

Julho de 2009

16/07/2009 11:42:00

MS testa sistema inovador na pecuária



Mato Grosso do Sul poderá ser um modelo para o Brasil e o mundo na área de identificação e rastreabilidade animal. Um projeto avançado está sendo desenvolvido pelo governo do Estado há mais de u m ano, contemplando a identificação individual animal por meio de um brinco com chip eletrônico.
Nesta quarta feira (15), o governador André Puccinelli esteve numa propriedade rural de Campo Grande, observando testes. Na oportunidade ouviu referencias altamente positivas ao sistema. “Fantástico”, declarou o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, José Lemos Monteiro.

O diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne, Otávio Cançado, admitiu que a injiciativa do Estado jê é modelo para o país. Ele acredita que o projeto, que permite que os brincos sejam lidos eletronicamente durante o embaque com total segurfança e agilidade, será uma solução para o impasse com a União Européia.

Também animada a Secretária de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo, Tereza Cristina da Costa, observou que o projeto de rastreabilidade blindará a pecuária, facilitará a operação do sistema de identificação e terá controle sobre a movimentação dos animais, sem burocracia e de forma totalmente auditável.

Durante a apresentação uma nova solução para emissão da GTA também foi apresentada: por meio de um leitor e de cartão magnético com chip de dados – similar ao adotado nas transações financeiras – será possível imprimir instantaneamente o lote a ser embarcado.

Fonte: Com informações da Seprotur

Início | 2009 | Julho