Você esta em Ações do Governo Fauzi /

Julho de 2009

17/07/2009 20:45:00

Aquidauana recebe capacitação para Cuidador de Idoso



A Secretaria Estadual de Saúde iniciou neste mês de Julho, em Aquidauana, uma capacitação de cunho especial. Trata-se do “Curso de Cuidador de Idosos” que está sendo realizado em parceria com a Gerência de Saúde e Saneamento no anfiteatro do Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Coordenado por Zenda Insabralde, representante da Secretaria de Saúde do Estado, as aulas são ministradas pela enfermeira Daniele Ferreira, psicóloga Lucimar Torres e pela fisioterapeuta Fabiana Ganacin com duração de 5 meses.

Segundo Daniele, 40 pessoas estão sendo capacitadas entre voluntários e profissionais que trabalham com idosos no Centro de Convivência do Idoso e no ILPE (Instituição de Longa Permanência), conhecido popularmente como asilos.

De acordo com a enfermeira Daniele, a Saúde do Idoso faz parte do Pacto pela Vida do Ministério da Saúde e detalha o objetivo da capacitação. “O curso vem dar subsídios para o município para o cuidador do idoso saber dos direitos do idoso, quem ele procurar tanto dentro do SUS quanto dentro do SUAS, que é o Sistema Único de Assistência Social”.

Entre os assuntos abordados estão: Promoção da Cidadania e Proteção Social, Processo de Envelhecimento e o Cuidado com a Pessoa Idosa, Processo de Comunicação e Interação e Urgência e Emergência com carga horária de 160 horas.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2050, o Brasil terá a sexta maior população de idosos no mundo. Diante deste crescimento o Prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) tem se sensibilizado aplicando políticas que valorizem a população idosa do município. “Temos apoiado com diversas ações que contribuem para o fortalecimento deste segmento da sociedade”, ressalta o prefeito.

Fonte: ACS/AQUIDAUANA

Início | 2009 | Julho