Você esta em Ações do Governo Fauzi /

Julho de 2009

17/07/2009 20:13:00

Queimadas serão suspensas em MS a partir do dia 27


A partir do dia 27 de julho as queimadas controladas ficarão proibidas em Mato Grosso do Sul, até o fim de setembro. Anualmente a prática, usada para renovação de pastagem, é suspensa para evitar incêndios por conta da baixa umidade relativa do ar.

Na manhã desta sexta-feira houve reunião entre o diretor de Desenvolvimento do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, Roberto Gonçalves e o coordenador do Prevfogo do Ibama, Marcio Yule, onde foi definida a data em que a proibição entra em vigor.

A portaria será publicada na próxima semana, no Diário Oficial, e será assinada em conjunto pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia e pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

Na região do Pantanal, as queimadas ficarão suspensas até 26 de outubro. Neste ano a suspensão demorou mais, porque o inverno está mais chuvoso. “Se for necessário, prorrogaremos o período de suspensão, mas a determinação é que até o final de setembro as queimadas ficarão suspensas em todo o Estado”, explica Roberto Gonçalves.

O período de suspensão de queimadas será maior, até 26 de outubro, devido aos riscos causados pela seca. “Houve um período pequeno de enchentes este ano no bioma Pantanal, por isso as áreas sujeitas à queimada são maiores” explicou Roberto. Nesta época, os focos de calor são maiores na região pantaneira, por isso a atenção deve redobrada para evitar as queimadas.

Fonte: Campo Grande News

Início | 2009 | Julho