Você esta em Ações do Governo Fauzi /

Julho de 2009

23/07/2009 14:19:00

Gripe suína: profissionais de Saúde participam de palestra



Profissionais de saúde - médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem - que atuam na rede de saúde de Aquidauana e Anastácio participaram na última quarta-feira (22) no anfiteatro Nosso Cantinho da Palestra sobre “Controle da Síndrome Gripal” abordando a gripe transmitida pelo vírus Influenza A (H1N1) conhecida popularmente como gripe suína.

O palestrante, Dr. Eugênio Barros, diretor do Núcleo de Vigilância em Saúde do Estado explica que a Influenza A (H1N1) apresenta sintomas muito parecidos com as outras gripes e lembrou que é muito difícil fazer uma distinção entre ambas. “Somente com exames laboratoriais complexos”, afirma.
Entre os sintomas estão: febre alta repentina, maior que 38º, e tosse acompanhada de dificuldade respiratória que podem ou não vir acompanhada de dores de cabeça, musculares ou nas articulações. Os sintomas podem aparecer em até 10 dias após contato com o vírus.

Segundo ele Mato Grosso do Sul está se preparando desde a época da gripe aviária para evitar disseminação da síndrome gripal. “Houve essa ameaça e a gente fez um plano de controle de gripe para uma nova cepa (que seria o subtipo do vírus) e agora que nós temos esse novo tipo, que apareceu no México, nós temos uma estrutura preparada”.

Sobre as palestras e cursos, o diretor de vigilância diz que tem se aperfeiçoado e organizado capacitações em todas as regiões do estado. “Fizemos uma emergencial em Campo Grande logo que começou, e agora estamos levando para todos os municípios”, destacou.

O gerente de Saúde e Saneamento, Paulo Reis, tem buscado parcerias com a Secretaria de Estado de Saúde para que as capacitações e cursos treinem e preparem o profissional de Saúde de Aquidauana. Nesta sexta-feira (24) membros do Conselho Estadual de Saúde treinarão membros da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST).


ACS/AQUIDAUANA

Início | 2009 | Julho