Você esta em Ações do Governo Fauzi /

Junho de 2009

30/06/2009 11:36:00

Aquidauana quer enfrentar o problema da poluição sonora





Após a aprovação no Conselho Municipal de Saúde, o projeto “Poluição Sonora – um crime a Saúde e ao Meio Ambiente” de autoria da fonoaudióloga Adriana Lisbôa, foi apresentado na última quinta-feira (25) no gabinete do prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) para representantes da sociedade civil organizada e demais órgãos públicos para conhecimento e avaliação.


Entre os presentes estavam o vereador Eulálio Abel Barbosa representando o poder legislativo; o comandante da Polícia Militar Ambiental Major Marcos Nascimento; tenente Nedson Lino Veiga representando a Polícia Militar; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista Denire Carvalho; Promotores de Justiça Eduardo Cândia e Antenor Ferreira; pastor Élcio Herculano representando as comunidades evangélicas; Adenir Costa presidente da Associação Comercial e Empresarial; o inspetor da PRF Ciro Ferreira e profissionais que trabalham com sonorização.


Além dos conceitos de Poluição Sonora, a autora do projeto exibiu um vídeo com a demonstração dos prejuízos que o “ruído” causa no organismo humano e ao ecossistema. A fonoaudióloga detalhou ainda as ações que pretende implementar durante a execução do projeto como a realização de palestras e o concurso de redação e pintura nas escolas, além de capacitações para as pessoas que lidam diretamente com equipamentos de som. “Acredito que é através da educação que vamos conseguir resolver esse problema”, frisou Adriana.


Outro que pensa de maneira semelhante a Adriana é o gerente de Saúde e Saneamento Paulo Reis. “Fazendo o processo educacional vamos ter um resultado fantástico”, frisa o gerente. Além da necessidade da implantação do projeto, Reis lembrou que a regularização das normas não impedirá o trabalho de nenhum daqueles que sobrevivem das propagandas volantes. “Estamos aqui para fazer o município crescer e voltar a ter regras”.


Zelar pelo interesse coletivo e melhorar a qualidade de vida dos aquidauanenses é o principal motivo que levou o prefeito Fauzi Suleiman a abraçar o projeto elaborado pela profissional da Gerência de Saúde. Para o chefe do executivo aquidauanense, as soluções para os problemas da cidade dependem de iniciativas e projetos deste porte. “Estamos com equipes preparadas e competentes para apresentar soluções não só para o governo, mas para toda a sociedade”, ressaltou Fauzi.


O manifesto de apoio ao governo municipal, para a implementação de atividades relacionadas ao projeto, partiu da presidente da Associação Comercial, Adenir Maria Costa e do professor Alessandro Arruda que representava o diretor da UFMS, professor Antônio Firmino. Ambos colocaram as instituições que representam à disposição da equipe para receber palestras referentes ao projeto.

Fonte: Agencia de Comunicação Social

Início | 2009 | Junho