Você esta em Ações do Governo Fauzi /

Julho de 2009

27/07/2009 16:10:00

Influenza: Saúde esclarece dúvidas sobre Gripe



Com o intuito de esclarecer as autoridades em saúde, técnicos, sociedade civil e imprensa sul-mato-grossense sobre dúvidas a respeito da nova gripe Influenza A (H1N1) e ações que o governo do Estado está executando em Mato Grosso do Sul foi criado o hotsite www.saude.ms.gov.br onde serão disponibilizadas informações exclusivas sobre o assunto tanto em âmbito estadual quanto nacional.

No hotsite os cidadãos terão acesso aos links: Informações, Notícias, Dúvidas e Contato. A idéia foi criar um espaço simples, prático e direto. Para ter acesso, basta o internauta clicar no banner eletrônico "Influenza", que está na página principal do site www.saude.ms.gov.br .

Esta decisão foi tomada após reunião com técnicos das áreas de vigilância, assistência, gestão estratégica e comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizada esta semana.

Além dessa atitude, a SES também vai confeccionar e distribuir 700 mil folhetos informativos e capacitar médicos, técnicos do setor de regulação da secretaria e agentes de Saúde que trabalham na Estratégia da Saúde da Família (PSF) – estes profissionais são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias de acordo com cada município. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde da comunidade.

Estas capacitações serão feitas ainda este mês com a contribuição do infectologista Maurício Pompilho, do Hospital Universitário, referência no estado para internação de casos graves confirmados da doença em Mato Grosso do Sul e também de técnicos da área de Vigilância em Saúde da SES.

Em relação à busca de parcerias e realização de trabalho em conjunto foi constituído desde abril um Comitê de Enfrentamento de Influenza com a participação de representantes de diversos setores, entre eles: Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) e Defesa Civil para que as ações tenham o mesmo foco.

Outras ações

No dia 29 de abril, a SES reuniu representantes do Comitê de Enfrentamento de Influenza para definir estratégias de prevenção contra o vírus Influenza A (N1H1). O comitê funciona como um ponto central que consegue agregar informações de diversos setores da saúde para uma melhor disseminação de ações e informações sobre esta e de outras doenças no Estado, além de acompanhar as ações das secretarias municipais de saúde e também do Ministério da Saúde.

Em seguida, a secretaria ofereceu como forma de prevenção contra o aumento de casos da doença no Estado a “Reunião Técnica sobre a Influenza A (H1N1) e outras Influenzas” – no dia seis de maio – e contou com a participação de representantes das 78 secretarias municipais de Saúde que trabalham nas áreas das Vigilâncias em Saúde e da Assistência Básica em Saúde. O evento aconteceu em Campo Grande, durante todo o dia.

Nos dias 9, 13 e 15 de julho a SES realizou a segunda capacitação – desta vez nas macrorregiões de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas e ofereceu uma aula prática para os profissionais estarem mais preparados no momento da coleta de secreção.

Assim como o ministério – que escolheu toda quarta-feira para divulgar o boletim epidemiológico – a secretaria vai disponibilizar o boletim epidemiológico do Estado às quintas-feiras a partir da semana de 20 de julho.



Fonte: Dourados News

Início | 2009 | Julho