Você esta em Ações do Governo Fauzi /

Julho de 2009

29/07/2009 19:40:00

Culturas terena e pantaneira em pauta de reunião



As culturas terena e do homem pantaneiro são os grandes pilares da nossa história e queremos fortalecê-las e valorizá-las”. A opinião é do prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) que reuniu-se nesta quarta feira (29), em seu gabinete, os professores Fátima Cristina, Aury Claudionei e Eduardo Dutra, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

O assunto principal foi a publicação de uma cartilha que destaca a história dos terena, por meio de ilustrações assinadas por Roberto Mota. A proposta dos professores é distribuir estas cartilhas nas escolas e pontos turísticos do município com traduções em espanhol, inglês e terena.

“A proposta é muito interessante e nós temos trabalhado na valorização da cultura terena, queremos torná-la conhecida de toda a população a história. Um exemplo dessa valorização foi o trabalho feito no dia do índio, onde pela primeira vez a data foi lembrada fora das aldeia”, disse.

Fauzi também lembrou da escultura em homenagem aos terena que será inaugurada nas festividades em alusão ao aniversário da cidade na Praça dos Estudantes.

Sobre a cultura do homem pantaneiro Fauzi frisou que pretende realizar em Aquidauana uma festa que caracterize a cultura da cidade com este enfoque, incluindo os indígenas por meio do desbravamento.

“Queremos fazer uma festa em Aquidauana assim como Cláudio Valério fez em Anastácio com a Festa da Farinha, que melhore a auto-estima dos munícipes, que identifique a cidade, que fortaleça a cultura local e que projete a economia”, finalizou o prefeito.

Também participaram da reunião o ilustrador Roberto Mota e Amaya Almeida.

Fonte: ACS/AQUIDAUANA

Início | 2009 | Julho