Você esta em Ações do Governo Fauzi /

Julho de 2009

30/07/2009 17:53:00

Crise econômica: Prefeitos discutem seus reflexos



O prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) participa, na tarde desta quinta feira (30), na sede da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), em Campo Grande, da assembléia geral convocada por seu presidente, Beto Pereira (PMDB).

O principal assunto em pauta é a preocupação dos agentes públicos com o quadro econômico do momento, sobretudo com a queda constante na receita dos municípios.

Um exemplo do momento difícil passado pelos municípios está no repasse do mês de julho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que ficou 11% menor que o mesmo mês do ano passado, já descontada a retenção do Fundeb.

Segundo o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, em julho o FPM geralmente é bem menor, mas a queda verificada está bem acima do esteimado.

Para Ziulkoski isto pode indicar que a recuperação da economia e o aumento da arrecadação de IPI e IR vai demorar um pouco para chegar aos cofres municipais.

Já Beto Pereira, que é prefeito de Terenos, observa que pelo sétimo mês consecutivo caiu a arrecadação nacional, com reflexo negativo nas finanças das prefeituras, principalmente devido à queda do FPM.

Beto lembra que a Assomasul, como instituição que representa os 78 municípios do Estado, tem alertado os prefeitos desde o início da crise mundial como forma de precavê-los.

“A situação é complicada e ninguém sabe por quanto tempo vai perdurar. Não temos outra saída, a não ser conter gastos, ou seja, investir apenas em prioridades”, diz o presidente da Assomasul.

Fonte: ACS com informações da Assomasul

Início | 2009 | Julho