Você esta em Ações do Governo Fauzi /

Julho de 2009

31/07/2009 12:58:00

Aquidauana realiza exposição de gado leiteiro



As cidades de Aquidauana e Anastácio, vêm cada vez mais se fortalecendo dentre os municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, como uma bacia leiteira em potencial. O fomento ao desenvolvimento da pecuária leiteira na região Pantaneira, tendo sido feito pelos Coordenadores do Programa Rio de Leite, professores Andre Rozemberg Peixoto Simões e Marcus Vinicius Morais de Oliveira, em parceira com as Prefeituras de ambos os municípios.

Nesse sentido, representantes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite de Mato Grosso do Sul (CSCPL/MS), do Sindicato Rural de Aquidauana, das Prefeituras Municipais de Aquidauana e Anastácio e da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, se uniram para realizarem a Primeira Exposição de Gado Leiteiro em Aquidauana/MS.
O evento deverá ocorrer durante a 42ª Exposição Agropecuária e Industrial de Aquidauana (EXPOAQUI / 2009), uma tradicional Feira Agropecuária da Região Pantaneira e considerada como o principal evento agropecuário do município de Aquidauana e das demais cidades circunvizinhas.

Durante a exposição, além da visualização de animais com elevada genética leiteira, os produtores poderão assistir palestras, participar do evento “DIA DO LEITE” e visitar um Stand especializado em Pecuária Leiteira, onde estarão disponíveis uma série de informações e tecnologias de produção leiteira, como a Inseminação Artificial, Nutrição Animal, Manejo de Ordenha, Manejo de Pastagens, Produção de Silagem, Produção de Feno, Raças Leiteiras, Controle de Carrapatos e degustação dos principais derivados do leite (Queijos de diferentes tipos, iogurtes, requeijão, etc.). O evento deverá contar ainda com o Shopping Leiteiro, onde serão comercializados novilhas, vacas e tourinhos da raça Girolando.

Os parceiros do evento são as empresas AlimentoZ, Alta Genética Inseminação Artificial, Banco do Brasil/SA, Cooperativa Agrícola Mista de Adamantina (CAMDA), Feno Estrela, Frigorífico Buriti, Laticínio Leite Pantaneiro (“Leipan”), Ponto do Leite Agroshopping LTDA, Sementes Boi Gordo LTDA, TORTUGA Companhia Zootécnica Agrária e os Vereadores Antônio Lemes de Rezende (“Antônio da Coeso”), Terli Garcia e Waldermar dos Reis (“Correia Filho”). 

1. PROGRAMAÇÃO DA 1a EXPOSIÇÃO DE GADO LEITEIRO DE AQUIDAUANA
Período: 12 a 16 de agosto de 2009 das 8h00 às 23h00
a) Exposição de animais da Raça Girolando – Ezoognose de bovinos leiteiros
b) Shopping Leiteiro: Comercialização de animais da raça Girolando
c) Stand do Leite: Demonstração de tecnologias de produção e processamento de leite
d) Degustação de derivados lácteos 

2. PROGRAMAÇÃO DO 1o DIA DO LEITE DE AQUIDAUANA
Período: 15 de agosto de 2009
8h30 – Abertura / Presença de Autoridades
9h00 – “Café com Leite”
9h30 – Palestra: Importância da mineralização no rebanho leiteiro
Palestrante: Fernando de Oliveira Bueno / Agrônomo / TORTUGA Companhia Zootécnica Agrária
10h15 – “Bingo do Leite”
11h15 – Almoço
13h00 – Palestra: “Avaliação da Raça Girolando”
Palestrante: Dagmar A. Rezende Ferreira / Médico Veterinário / Núcleo dos Criadores de Girolando
15h00 – Ordenha “Leite Saudável”
15h30 – Workshop do Programa RIO DE LEITE
16h30 – Concurso “Toma Leite” 

Informações sobre o Evento podem ser obtidas no site: www.riodeleite.com.br, através do telefone (67)3245-3319, do e-mail: riodeleite@riodeleite.com.
Bovinocultura de Leite da UEMS - Unidade Universitária de Aquidauana. 

Fonte: Assessoria UEMS

Início | 2009 | Julho