Você esta em Ações do Governo Fauzi /

Julho de 2009

31/07/2009 14:21:00

Fauzi participa da abertura do Seminário de Saúde




Profissionais de saúde que atuam nas cidades da região Sudoeste lideradas pelas micro de Aquidauana e Jardim participam nesta sexta-feira (31) do III Seminário Regional do Programa Estadual de Proteção à Gestante e Programa Nacional de Triagem Neonatal no Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Durante a abertura oficial dos trabalhos compuseram a mesa de autoridades o gerente de Saúde e Saneamento Paulo Reis, as coordenadoras do programa Saúde da Mulher Martha Goulart (Aquidauana) e Hilda Guimarães (Estado), o infectologista e palestrante Rivaldo Venâncio do IPED/APAE e o prefeito Fauzi Suleiman (PMDB).

Ao se pronunciar aos presentes o gerente de Saúde Paulo Reis destacou a importância do seminário no que tange a evolução do conhecimento e de novas técnicas no setor da saúde. Reis lembrou ainda dos benefícios que o programa de proteção à gestante traz a saúde da mulher e da necessidade do trabalho constante de pré-natal nas gestantes para evitar a mortalidade. “A nossa micro é a única que tem a população indígena em todas as cidades, temos assentamentos e quilombolas que são áreas vulneráveis por isso a necessidade desse trabalho do pré-natal”, frisou.

O prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) deu as boas vindas aos profissionais de outras cidades que prestigiavam o evento estadual da Saúde promovido em Aquidauana. Fauzi lembrou do seu empenho do seu governo em capacitações e cursos profissionalizantes para os colaboradores e comparou ainda o trabalho dos profissionais da saúde que lidam com a vida das pessoas. “O prefeito também tem que cuidar da vida das pessoas não só da saúde, mas de uma série de aspectos que também implica na vida delas”.

Representando a secretária de estado de Saúde, Beatriz Dobashi, a coordenadora Estadual do Programa Saúde da Mulher Hilda Guimarães, ressaltou a importância do evento para que a equipe de profissionais da saúde possa discutir os rumos dos trabalhos realizados nas unidades. “Estamos aqui para discutir onde estamos falhando para aprimorar cada vez mais nosso trabalho. Espero que o encontro tenha frutos para melhorar a qualidade da assistência que prestamos as mulheres”, finalizou.

Segundo o infectologista Rivaldo Venâncio o programa de Proteção à Gestante está entre as três principais iniciativas do estado estando presente em 100% dos municípios com cerca de 95% das gestantes atendidas pelo programa. O Seminário será durante todo o dia com a apresentação de dados e rotinas operacionais de pré-natal e neonatal, além do diagnóstico e conduta durante o pré-natal que abordará doenças como hepatites virais, sífilis, toxoplasmose e HIV.

O seminário abordará também aspectos laboratoriais e clínica médica neonatal com discussões sobre Hemoglobinopatias, Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita, técnicas de coleta para Pré-Natal e Neonatal e acesso a dados (laudos na web). O evento termina às 17h30.


Fonte: ACS/AQUIDAUANA

Início | 2009 | Julho