Você esta em Ações do Governo Fauzi /

Julho de 2009

09/07/2009 15:10:00

Festas Julinas marcam cultura local



Embora não tenha uma festa julina maior, como acontece em Nova Andradina, onde a Fejuna já entrou para o calendário cultural da cidade, Aquidauana tem inúmeras festas no mês de julho. Seguindo os moldes das festas juninas, elas têm as mesmas tradições e costumes, incluindo comidas típicas, danças, bingos e outras atrações.

As escolas e diversos grupos organizados realizam seus “arraiá” e criam um clima de festa permanente em todos os pontos da cidade e dos distritos. Nestes, por exemplo, tem o Arraia da Escola Antonio Santos, que aconteceu no sábado, em Piraputaga (04/07); o Arraiá do Nho Franklin, em Camisão (12/07) e o 5º Arraia dos Baianos, na Associação Negra Rural Quilombola Furna dos Baianos (11/07).

Entre as várias festas agendadas para Aquidauana estão o Arraiá do Nei Dona Mafalda, que aconteceu na última sexta feira (03), o Arraia do Cejar e Arraiá da Escola Rotary, que aconteceram no sábado (04). Outro Arraiá que promete é o do Centro de Educação Infantil Andréa Páce (09). Até as aldeias incorporaram este categoria de festa popular à sua tradição. Na Escola Municipal Lutuma Dias, na Aldeia Limão Verde, a festança aconteceu também no sábado.

Para atrair o público cada festa tem suas atrações específicas, além da alimentação típica que inclui necessariamente pipoca, quentão, pé de muleque, canjica, pamonha e atrações comuns, como o pau de cebo e o arrasta pé. No Arraiá da Escola Antonio Santos, por exemplo, teve até dupla sertaneja de Campo Grande, Antonio e Gabriel.

Mas é no Arraiá dos Baianos, coincidentemente em Piraputanga, que teremos uma das atrações mais especiais das várias festas julinas. Quem lá comparecer, no dia 11 de julho, a partir das 18 horas, terá a oportunidade de assistir a apresentação cultural do grupo Catira Família Malaquias, de Camapuã. Diante de tantas opções, o negócio é puxar a agenda e organizar o roteiro da diversão.

Fonte: Agência de Comunicação Social Governo Municipal de Aquidauana

Início | 2009 | Julho