Você esta em Ações do Governo Fauzi /

Fevereiro de 2012

29/02/2012 14:50:00

Bartolomeu: um dos calouros mais velhos do Brasil




Com o auditório do CEUA l lotado, o Câmpus de Aquidauana da UFMS recebeu na noite de ontem (28-02) os calouros de 2012.

Acompanhado pelo prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) o diretor do Câmpus, professor Antonio Firmino recebeu os novos alunos com palestra, informações e saudações de boas vindas.

O fato inusitado foi a presença do calouro Bartolomeu Queiróz Anastácio, de 86 anos, que ingressa no curso de Matemática.

‘Seu’ Bartolo conta que nasceu em Porto Murtinho e veio para Aquidauana em 1927 e em 1929 mudou-se com a família para Anastácio. Trabalhador no ramo da construção civil, Bartolo disse que sempre teve muitas dificuldades para terminar os estudos. “Também, com 12 filhos ficava difícil mesmo estudar e trabalhar”, conta sorrindo.

Depois de idas e vinda para a escola, ele afirma que somente em 2007 pôde, finalmente concluir o ensino médio em Anastácio. “Foi duro. Estudei em escolas de Aquidauana (Antonio Corrêa) e de Anastácio (Teodoro Rondon, Romalino Alves de Albres) e depois prestei várias vezes o Enen, sendo o último exame em 2010. Agora vou encarar a Matemática”, diz ele.

Mas quem pensa que os bancos escolares por si só são capazes de formar cidadãos se engana. Apesar das dificuldades nos estudos, ‘seu’ Bartolo sempre teve militância política ativa em Aquidauana e Anastácio e no Estado.

Em 1980, Bartolomeu Queiróz Anastácio fundou o Partido dos Trabalhadores do Mato Grosso do Sul com um grupo de companheiros. Com forte atuação política, já em 1981 fundou o PT no município de Anastácio. “Eu não tinha estudo, mas a consciência política sempre foi muito clara para mim”, afirma Bartolo.

“Eu queria mesmo fazer o curso de Engenharia ou Arquitetura, mas o curso de Matemática já está bom”, finalizou ‘seu’ Bartolo, que agora ingressa num novo tempo, numa clara demonstração de que a construção individual do tempo é mesmo mero conceito.






Fonte: Agecom/Carlos Cabral

Início | 2012 | Fevereiro