Você esta em Ações do Governo Fauzi /

Agosto de 2009

31/08/2009 14:53:00

Escola de Aquidauana começa projeto inédito



O Dicionário Aurélio define “gênero” como “o grupo de seres que se assemelham por seus caracteres essenciais; reunião de corpos orgânicos que constituem espécie; raça; família; sorte; qualidade; casta; modo; maneira; objeto; coisas”. Visando enfrentar os conflitos maiores que existem neste campo – preconceito, exclusão, discriminação, opção sexual, saúde sexual e mercado de trabalho – a Escola Estadual Geraldo Afonso Garcia Ferreira, dá início, nesta terça feira (01/09) ao projeto “Discutindo Gênero”.

Ao longo de todo mês de setembro, num mesmo dia e horário – terça das 14h40 às 15h30 – diversos convidados que se enquadram nas categorias de pesquisadores e atividades de movimentos ligados a questão de gênero, em seus variados aspectos, serão entrevistados. Na primeira edição atuará como mediadora a Dra. Jaiza Teixeira, titular da Delegacia da Mulher.

Segundo o professor Luiz Eugênio, da cadeira de sociologia, “sabe-se que no seio familiar, na maioria das vezes, a discussão sobre o assunto é carregada de preconceitos e abordagens machistas, impedindo a construção de opiniões conscientes e mais elaboradas”. Neste contexto a Escola pode ter um papel destacado, uma vez que possui características estruturais e organizacionais capazes para fomentar abordagens e discussões sobre o tema. Daí, a iniciativa.

O projeto “Questões de Gênero” se propõe a discutir gênero com os estudantes do primeiro ano do ensino médio, de forma a contribuir com a formação da cidadania, de uma cultura de tolerância e de liberdades democráticas que devem ser asseguradas e praticadas. Neste sentido, o projeto se apresenta como uma necessidade e não apenas como mera resposta curricular e técnica ao escopo da educação formal.

Desenvolvimento

O projeto constará de duas etapas distintas e que serão desenvolvidas em períodos diferentes. A primeira terá cunho teórico e deverá propiciar aos estudantes a oportunidade de discutir o tema e ter acesso a conhecimentos fundamentais sobre a temática de gênero. Na segunda, acontecerão as entrevistas com representantes dos mais variados gêneros, que serão submetidos a perguntas elaboradas pelos estudantes e alguns convidados.

As entrevistas acontecerão nos dias 01/09, 08/09, 15/09, 22/09 e 20/09, na sala de aula do 1º ano do ensino médio da Escola Geraldo Afonso Garcia Ferreira, localizada na Rodovia Aquidauana - CERA, km 14. O governo municipal é parceiro do projeto, através da Agência de Comunicação, que atuará na filmagem das palestras. O material será encaminhado para TV Escola para eventual utilização pela emissora do Ministério da Educação.

Leia mais:
Escola desenvolve projeto sobre questões de gênero:
http://www.aquidauana.ms.gov.br/noticia.php?id=Njcy

Fonte: ACS/AQUIDAUANA

Início | 2009 | Agosto