Você esta em Ações do Governo Fauzi /

Agosto de 2012

03/08/2012 21:49:00

Confira texto que acompanha o convite de 120 anos de fundação de Aquidauana



Aquidauana: 120 anos de história, memórias e glórias!

Do que é feita uma cidade, senão de seus homens e mulheres, sua história, memórias, glórias e feitos? Assim também é a nossa querida Aquidauana, pujante de rica história e repleta de glórias e conquistas.

Território abençoado pela natureza exuberante do Pantanal Sul, passagem de humanos que cortaram essas terras a começar pelos pré-históricos habitantes das morrarias de Piraputanga, Camisão e Cipolândia, cujos registros estão lá a servir de marco desse tempo que datam de pelo menos 2500 anos.

Território dos espanhóis que fundaram Santigo de Xerez, cuja destruição por volta de 1600 pelos portugueses marca a presença de uma segunda onda de ocupação europeia em terras aquidauanenses.

Território de etnias indígenas, sobretudo Kadiwéu e Terena, que construíram com sua bravura parte da história recente do município.

Dos Kadiwéu herdamos o nome. Antes mesmo da fundação de Aquidauana, os Kadiwéu, dominadores de grande parte do território sul-mato-grossense, denominavam essas terras de Akidawaanigi (lê-se akidauãnigui). Na língua Kadiwéu, Akidi refere-se a rio e Waanigi significaria pequeno ou estreito.

Dos Terena, a determinação na guerra da Tríplice Aliança, na construção da estrada de ferro e das linhas do telégrafo pantanal adentro. De ambas as etnias herdamos traços fundamentais de sua cultura.

Território de Augusto Mascarenhas, Teodoro Rondon, João de Almeida Castro, Manoel Antônio Paes de Barros e Estevão Alves Corrêa, condutores e coordenadores do sonho de um grupo de mais de 60 homens e mulheres, dispostos a construir em um novo espaço geográfico, um novo projeto de futuro.

Através de suas mãos e de um planejamento impecável para os idos de 1892, data de fundação de Aquidauana, a cidade floresceu com traçado moderno e forte impulso empreendedor de sua destemida gente.

Território de herança cultural japonesa, árabe, paraguaia, boliviana, portuguesa e espanhola; de irmãos paulistas, mineiros, goianos, gaúchos e da fronteira sul-americana.

Território de mais de 17 mil quilômetros quadrados que engloba nove aldeias Terena, quatro distritos e quatro assentamentos, um miniuniverso habitado por cerca de 50 mil aquidauanenses empreendedores, cada qual em seu mister de construir o presente e o futuro de seus filhos e netos.

Aquidauana de 120 anos, que comemora o momento mais positivo de sua história recente, que avança rapidamente à concretização do sonho coletivo de um lugar maravilhoso para sonhar e viver.

Nesta data especial, em que durante todo o mês de agosto comemoramos com festividades de cultura, de esporte, de lazer e civismo o nosso amor pelo município, a Prefeitura de Aquidauana tem a honra de convidá-lo para participar dessa festa e nos acompanhar nas visitas técnicas às 10 obras atualmente em andamento em diversos bairros e no centro da cidade.

Parabéns a todos os aquidauanenses nesta data tão querida!

Prefeitura Municipal de Aquidauana.



Fonte: Agecom

Início | 2012 | Agosto