Você esta em Ações do Governo Fauzi /

Agosto de 2012

07/08/2012 12:44:00

15 de agosto: Abertura do Projeto Vucapanavó será hoje



Dando continuidade as festividades alusivas aos 120 anos de fundação do município de Aquidauana, ocorrida em 15 de agosto de 1892, acontece nesta terça-feira (07) a partir das 19 horas na Casa das Fundações (antiga Escola Antônio Corrêa), o lançamento do projeto “Vucapanavó”.

O projeto que na língua terena significa “vamos em frente", apresenta de 7 a 11 de agosto a exposição de fotografias e vídeos, na Casa das Fundações. Algumas escolas do município também recebem a exposição, que é patrocinada pela Petrobrás e Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, e realizada pela Dom Negócios Culturais.

A jornalista Naine Terena de Jesus, idealizadora da iniciativa, explica que a exposição conta com 15 fotografias e cinco vídeos. Os materiais foram produzidos por 30 professores das aldeias Limão Verde/Córrego Seco, Bananal, Ipegue, Lagoinha e Água Branca, situadas em Aquidauana.

Segundo a idealizadora, as escolas receberão as fotos e vídeos, sempre acompanhados de um monitor Terena. “A ideia é que os estudantes da cidade tenham um pouco mais de informações sobre os Terena, povo indígena vivente nessa região”, disse Naine.

Segundo ela, as fotos e vídeos destacam aspectos culturais da arte Terena, como grafismo, modos de fazer, mitos, idosos. Além disso, fomenta o interesse dos jovens estudantes Terena acerca da própria cultura; gera renda para os professores indígenas, participantes do projeto através de bolsa auxílio; proporciona acesso aos resultados da oficina gratuitamente; auxilia na melhoria do ensino nas escolas indígenas; distribui material produzido para escolas indígenas Terena da região e; gera renda na cadeia produtiva cultural de, pelo menos, três estados: Mato Grosso, Mato Grosso do sul e São Paulo.

“O processo que nos leva a este projeto iniciou-se através do apoio do da Petrobras e do Ministério da Cultura, a partir do áudio documentário Quem chorará por nós, realizado em projeto anterior. Este projeto fomentou o interesse das comunidades em continuar um trabalho de registro e resgate da arte e cultura Terena, para fortalecer a escola indígena diferenciada”, finaliza a autora.

Como resultado final do projeto serão produzidos DVD's com os vídeos realizados pelos professores, que serão distribuídos gratuitamente para os participantes e instituições públicas divulgadores da cultura Terena. O projeto "Vucapanávo – Vamos em frente" foi um dos selecionados do Petrobras Cultural, edição 2010/2011.


Fonte: Agecom/com informações da Assessoria

Início | 2012 | Agosto