Você esta em Ações do Governo Fauzi /

Agosto de 2012

26/08/2012 20:14:00

Índices do IDEB crescem na Rede Municipal de Aquidauana



O Ministério da Educação (Mec) divulgou a nota do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O município de Aquidauana teve notas satisfatórias na avaliação do Ministério, principalmente nas escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme). Criado em 2007, o Ideb tem o objetivo de medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação.

De acordo com o gerente de Educação, Ordalino Cunha, todas as escolas da Reme foram avaliadas e superaram a meta estabelecida pelo Ministério da Educação. Nos anos iniciais (1º ao 5º ano), a Escola “Erso Gomes” foi a que obteve melhor desempenho atingindo nota de 4,4 superior a meta do Mec que era de 4.1.

Já na avaliação dos anos finais (6º ao 9º ano), as escolas “Ada Moreira Barros” de Cipolândia e “Erso Gomes” ficaram em 3º e 4º lugar respectivamente no município com nota 4.0, superior a meta estabelecida pelo Mec que era 3.7. A nota das duas escolas, inclusive, supera a média estadual que foi de 3.8.

Para Ordalino a melhoria do ensino na Rede Municipal se deve aos investimentos da Prefeitura na Educação desde 2009 como a ampliação do quadro de profissionais, a implantação da formação continuada, o pagamento do piso salarial nacional para os professores e a redução de 1/3 da jornada de trabalho para planejamento das aulas.

Além disso, o gerente da pasta cita a implantação do Plano de Cargos e Carreiras, a recuperação da infraestrutura das escolas com a reforma de 90% delas, investimento em mobiliário com aquisição de novas carteiras, climatização das salas de aula e democratização na gestão com a eleição direta para diretor.

Para os alunos, especificamente, o gerente de Educação destaca o repasse do kit “Nota Dez”, material pedagógico, uniforme escolar, melhoria da merenda escolar, e o kit esportivo que priorizou a prática esportiva nas unidades de ensino. “Os números provam que quando se faz investimento pesado em Educação, os resultados aparecem”, finalizou Ordalino Cunha.

Fonte: Agecom/Helder Lima

Início | 2012 | Agosto