Você esta em Ações do Governo Fauzi /

Agosto de 2012

17/08/2012 19:57:00

Gerar: a juventude cuidada com carinho pela Prefeitura de Aquidauana


O projeto GERAR vem sendo um dos mais destacados da administração municipal de Aquidauana, tanto pela sua importância imediata quanto por aquilo que pode representar na vida futura profissional da juventude aquidauanense.

Dirigido pela Gerência de Desenvolvimento Social e Economia Solidária (GMDSES) em parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa – Escola), o Gerar tem por objetivo oportunizar estágio em empresas privadas ou públicas do município para jovens a partir dos 16 anos que estão cursando o Ensino Médio, técnico ou o Nível Superior.

Segundo a gerente da GMDSES, Eva Enilde, as ações da Prefeitura voltadas para a educação vêm colhendo ótimos resultados. “Nunca a educação municipal foi tão valorizada como está sendo agora nesta gestão. É visível que estamos preocupados em fazer da educação a porta para o futuro, inclusive para os jovens com a oportunidade do primeiro emprego”, frisou Eva Enilde, referindo-se aos bolsistas do Gerar.

A gerente Eva Enilde destacou que ”somos o único município do Estado que está garantindo os custos do projeto, que custam aos cofres da Prefeitura R$ 68,00 por mês por aluno. São custos que assumimos para que as empresas quebrem este preconceito do primeiro emprego e nos ajude na oferta de estágio aos nossos jovens”.

Mais de 90 estudantes fizeram parte do projeto e que atualmente estão bem empregados. Ainda sobre o Gerar, o contrato com os estudantes estabelece que eles devam permanecer no máximo 06 horas no estágio e o foco principal é estimular a continuidade dos estudos e adquirir experiência profissional remunerada.

O contrato entre o estudante e a empresa que os toma como estagiários é feito através da Prefeitura municipal de Aquidauana e os interessados devem dirigir-se à gerência municipal de Desenvolvimento Social e Economia Solidária, munidos com cópias de documentos pessoais e estar devidamente matriculados. A idade mínima é de 16 anos.

Além do Gerar, a Prefeitura de Aquidauana investe em outras frentes de ações para a Juventude, seja através das incontáveis atividades de lazer e esporte da FEMA, de cultura pela FUNDAQ, na qualificação profissional pelo Núcleo de Geração de Emprego e Renda, no apoio aos estudantes com a Casa do Estudante, ou em obras como a Praça da Juventude, em andamento na região da Santa Terezinha, no apoio aos pontos de cultura Sapicuá Pantaneiro (Nova Aquidauana) e Casa de Cultura Dona Zica (Piraputanga) entre outros.

Fonte: Carlos Cabral

Início | 2012 | Agosto